O que é um coworking?

Profissionais que se destacam no mercado, hoje em dia, são aqueles capazes de se reinventar perante as adversidades e são criativos e inovadores. O ambiente de trabalho é fundamental para o processo criativo e produtivo, contribuindo para que as ideias se desenvolvam e ganhem “vida”.

Profissionais autônomos podem ter mais liberdade para escolherem seus espaços, podendo trabalhar até mesmo em suas próprias casas. Mas muitos preferem um ambiente destinado exclusivamente para o trabalho, em que possam, inclusive, conhecerem pessoas. O coworking é o espaço ideal para quem procura por tudo isso e muito mais vantagens para seu negócio.

O espaço coworking pode ser uma empresa o qual oferece toda a estrutura e recursos necessários para que outras companhias, ou profissionais independentes, possam ali se instalar em escritórios, criando e desenvolvendo seus próprios negócios. Neste ambiente é possível criar, ainda, uma rede de contatos, pois o profissional estará trabalhado ao lado de diversas outras pessoas, com áreas de atuação também bastante diversas, que podem contribuir para o seu próprio negócio.

O cowrking é capaz de estimular a inovação, a colaboração entre seus participantes e a troca de ideias. Ele é um espaço em que o profissional não tem benefícios apenas para o seu negócio, mas também para a sua vida como um todo.

Ao invés de trabalham em casa, ou em escritórios isolados, os profissionais autônomos encontram no coworking uma opção para trocarem experiências e vivenciarem valores com outros profissionais, tendo esses seus respectivos trabalhos. Desta maneira, o coworking é um espaço para compartilhar, inclusive dividir os custos do espaço – como internet, luz, aluguel, água e limpeza.

Ao contrário de um escritório tradicional, em que a pessoa assume todas as responsabilidades e gastos do local, no coworking, além de todas as trocas pessoais e profissionais, também é possível diminuir as despesas, pois estas são divididas entre todos aqueles que ocupam e partilham o ambiente.

A expressão coworking foi desenvolvida em 1999, mas foi em 2005 que passou a ser utilizada para determinar o espaço físico. O coworking “Hat Factory”, criado por Brad Neuberg, era nada mais do que um apartamento em que três pessoas trabalhavam na área de tecnologia. Em determinados dias, este espaço abria suas portas para que outros profissionais, de áreas diversas, pudessem também trabalhar em um lugar alternativo, compartilhando, assim, duas experiências.

Atualmente, existem mais de cinco mil ambientes de trabalho deste tipo espalhados por todos os cantos do mundo. No Brasil, registra-se mais de 800 espaços de coworking, de acordo com a pesquisa realizada pelo Coworking Brasil. Apenas no estado de São Paulo são mais de 300 ambientes destinados a estes tipos de profissionais.

Para aqueles que buscam um espaço de trabalho diferenciado, com oportunidades diferentes, com pessoas que estão dispostas a trocar experiências, e ainda diminuindo suas despesas ao final do mês, o coworking é uma ótima opção. Várias são as vantagens de se trabalhar em um ambiente como este, alternativo, criativo e inovador. Basta procurar em sua cidade as disponibilidades e começar a sua atuação.

Os comentários estão encerrados.