Meetup de Docker com AWS em Campinas

Construir aplicações de forma rápida, testáveis e replicáveis é um grande desafio, e foi exatamente sobre esse tema o bate papo que rolou no Meetup realizado no Castelo Creative Space no dia 26/09/2017. O Castelo é um espaço de Coworking que fica em Campinas-SP e é mantido pela Assertiva, uma empresa que fornece soluções para as áreas de crédito, cobrança, vendas e fiscal.

O Docker, tema do encontro, é uma plataforma que permite a criação, teste e implementação de aplicações de forma rápida, fácil e replicável. Ele cria pacotes de software em unidades padronizadas, também conhecidas como contêineres, que têm tudo o que a aplicação que você criou precisa para ser executada.

Algumas pessoas confundem Docker com máquinas virtuais – ou virtualização – mas enquanto uma virtualização replica todo o ambiente, inclusive o sistema operacional de forma completa e isolada, no Docker temos apenas recursos isolados, empacotados e de fácil acesso e uso.

A AWS, ou Amazon Web Services, é uma plataforma de serviços de computação em nuvem, que permite a construção e gestão de uma infraestrutura computacional completa, atrelada a uma vasta gama de serviços, sem a necessidade de construir data centers ou lidar com logística, complexidade e risco desnecessário.

O Meetup realizado no Castelo Creative Space, junta exatamente essas duas coisas. As possibilidades do Docker, dos orquestradores de contêineres e da escalabilidade da AWS em um mesmo local.

O bate papo foi comandado pelo Jorge Ferreira – Engenheiro de Software da Assertiva – e contou com a presença de pessoas de diversas empresas e segmentos, como Luan Azevedo – da GESTÃOSUPER, e Flávio Pimenta – Consultor de APIs da Sensedia.

Quer participar dos Meetups realizados no Castelo? Fique de olho na nossa agenda e não perca as últimas novidades em negócios, tecnologia, colaboração e startups em Campinas-SP e Região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *