Escritório virtual – o que é e como funciona?

Muitos profissionais liberais costumam trabalhar em casa, mas esta nem sempre é uma boa opção para aqueles que precisam atender clientes e/ou necessitam de um endereço específico para receber a correspondência destinada a empresa. Por isso, diversos deles procuram abrir escritórios, para ter um espaço reservado para o trabalho e, desta forma, conseguir atender todas as demandas.

No entanto, isso nem sempre é possível devido aos custos elevados de se ter uma sala como estas (aluguel, internet, secretária, energia elétrica, luz, e outras tantas despesas). Pensando nisso, existem os chamados escritórios virtuais, que podem ser uma solução alternativa, mas promissora, para fazer seu negócio prosperar.

Escritório Virtual

O escritório virtual chegou ao Brasil nos anos 90, atendendo as necessidades de profissionais que buscavam por uma boa estrutura diferenciada para trabalharem. Esta modalidade de instalação costuma ser sofisticada, oferecendo tudo o que o profissional precisa para atuar em sua respectiva área. Ao contrário do que alguns podem pensar, o escritório virtual não é a mesma coisa de um espaço de coworking.

Ambos os ambientes possuem similaridades, mas não são iguais. O escritório virtual disponibiliza salas individuais para que os profissionais possam trabalhar, e não estimula a cooperação entre aqueles que contratam o espaço, ao contrário do coworking, em que a premissa é justamente a troca de experiência entre os profissionais.

O escritório virtual é um ambiente criado para aqueles profissionais que precisam de um endereço, sendo este físico e também fiscal. Por isso, não existe a necessidade de relacionamentos com os demais contratantes, nem a proposta de criar uma rede de contatos entre eles que possa, posteriormente, desencadear em parcerias e trocas. O escritório virtual visa a exclusividade do profissional, em ambientes separados em que cada um possa atuar a seu modo, sem cooperação.

Este modelo de escritório é, na maior parte das vezes, um serviço no qual existe o atendimento telefônico, recebimento de correspondências e a utilização do endereço. Há, ainda, empresas de escritórios virtuais que disponibilizam uma estrutura completa para atender seus clientes, com salas de reuniões e até mesmo motoboy.

Quem usa escritório virtual?

O escritório virtual é destinado para aqueles profissionais que não precisam sempre estar à disposição de maneira física, por viajarem muito (por exemplo) ou outros motivos. Este profissional, portanto, utiliza o ambiente para quando necessita fazer uma reunião, encontrar com clientes, indicar para onde estes clientes devem ligar para marcar um horário, ou para receber aquela correspondência importante.

A pessoa poderá tanto trabalhar no escritório virtual, que oferece salas reservadas para isso, como também em qualquer outro lugar, usando o serviço apenas quando lhe for necessário. Assim, é possível contratar a empresa da maneira como achar mais conveniente, sendo que os pacotes costumam ser variados para agradar os mais diversos tipos de profissionais e suas respectivas demandas e necessidades.

Porém, caso este profissional deseje trabalhar em um ambiente mais arrojado, conhecer pessoas de diversas áreas que possam agregar ao seu negócio, e ainda reduzir os custos, o local certo para isso é o espaço de coworking. Por isso, é preciso conhecer as modalidades e ver qual delas melhor se enquadra no perfil da empresa e do profissional.

Os comentários estão encerrados.