Coworking Campinas – Conheça o Castelo Creative Space

A cidade de Campinas-SP é um dos grandes polos de tecnologia e educação do Brasil e já estava na hora de ganhar um espaço de Coworking para startups, profissionais liberais, freelancers e mentes inovadoras.
 
O Castelo Creative Space é um espaço de Coworking  criado pela Assertiva, especialmente para pessoas criativas que precisam de um local para trabalhar, trocar experiências e fazerem networking.
 

O que é um coworking?

Em 2003 Brad Neuberg criou um pequeno grupo chamado “Nine to Five” e anunciou no Craigslist.
Esse era um grupo que se reunia em cafés e casualmente trabalhavam juntos. Esse grupo não foi um sucesso e acabou sendo fechado um mês depois.  

Essa foi uma das primeiras ideias de Coworking.

O termo Coworking foi cunhado em 2005  pelo mesmo Brad Neuberg,  que criou em São Francisco/EUA o “Hat Factory”,  um apartamento no qual moravam três profissionais de tecnologia e no qual, durante o dia, abriam o espaço para que outras pessoas pudessem trabalhar e trocar experiencias.

Sendo assim, um Coworking ou Co-Working, é um tipo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório.

Esse espaço reúne pessoas que não precisam fazer parte da mesma empresa ou setor de atuação. Eles colocam, em um mesmo lugar, empreendedores, profissionais liberais, startups, freelancers e até mesmo colaboradores de grandes empresas que optam por passar parte do tempo trabalhando em um espaço mais descolado e com maiores possibilidades de networking e aprendizado.

Além disso, trabalhar em um Coworking é uma das estratégias utilizadas por profissionais autônomos na hora de superar o isolamento e a falta de foco que o home office pode trazer. Esses profissionais acabam optando por trabalhar em um local no qual possam estar perto de outras pessoas, trocar experiências e fazer networking.

Essa é a essência do Coworking.

Como funciona um espaço de Coworking

Um espaço de Coworking é um local físico no qual pessoas de diferentes setores e formas de atuação se reúnem para trabalhar. Esses oferecem geralmente uma estação de trabalho que é locada por um preço fixo mensal, diário ou por hora – dependendo do plano. Além da estação de trabalho, esses espaços oferecem banheiros, cozinha, espaços gourmet, café, impressora, secretária, salas de reunião, auditórios e muito mais.
 
O Castelo Creative Space, por exemplo, oferece aos seus residentes todos esses benefícios e muito mais. Quando o Castelo foi inaugurado, um dos primeiros eventos que ele sediou foi o Hackathon da Assertiva – que é a empresa criadora e mantenedora desse espaço de Coworking.

 

 

Vantagens de trabalhar em um espaço de Coworking

Trabalhar em um espaço de Coworking pode se revelar uma das melhores experiências de trabalho que uma pessoa pode ter. Esses espaços juntam, em um mesmo lugar, diversos tipos de profissionais e pessoas. Eles constroem um ambiente que mistura a formalidade de estar no trabalho com a flexibilidade e informalidade de um café.
 
Além dos benefícios do networking, alguns espaços de Coworking, como o Castelo Creative Space, possuem uma agenda de eventos mensais que atendem tanto ao público externo quanto ao interno- os residentes. Esses eventos costumam ser focados em temas que têm relação com os profissionais residentes no local. Por exemplo, no Coworking do Castelo Creative Space em Campinas-SP, esses temas são ligados à criatividade, tecnologia, negócios, empreendedorismo, startups, marketing e muito mais.

Coworking para Startups

Atualmente, Coworking e statup são duas palavras muito populares. Uma startup é um tipo de empreendimento que resolve problemas de forma inovadora, oferecendo velocidade, criatividade e, em geral, criando todo um novo mercado. Já Coworking é um espaço que representa um modelo de trabalho no qual pessoas de empresas, setores e estilos de trabalhos diferentes podem trabalhar em um mesmo local, dividindo recursos físicos, conhecimentos e experiências.
 
Sendo tanto o Coworking quanto as startups modelos criativos de resolver problemas, compartilhar recursos e experiências, nada mais natural do que os dois acabarem se juntando. Atualmente, muitas startups acabam optando por trabalhar em um Coworking.
 
Um Coworking pode ajudar uma startup de diversas maneiras, como transmitir confiança e segurança para clientes e parceiros de negócio – por estar em um espaço físico com endereço e outras formas de contato. Também contribui na redução de custos com locação de espaço, que nem sempre é usufruída por completo, como cozinhas, recepção, salas de reunião, etc.  

Além disso, há a construção de networking e a oportunidade de encontrar novos parceiros de negócio, devido ao intenso fluxo de pessoas e ideias em circulação, ou mesmo na hora de regular horários de trabalho.

O foco do Castelo Creative Space, sediado em Campinas-SP, é exatamente fomentar o empreendedorismo, a criatividade e a conexão entre pessoas, statups e ideias.
 

Escritório Virtual

O escritório virtual chegou ao Brasil nos anos 90, atendendo as necessidades de profissionais que buscavam por uma boa estrutura diferenciada para trabalhar. Essa modalidade de instalação costuma ser sofisticada, oferecendo tudo o que o profissional precisa para atuar em sua respectiva área. Ao contrário do que alguns possam pensar, o escritório virtual não é a mesma coisa de um espaço de Coworking.
 
O Escritório Virtual é um serviço que, na maioria das vezes, oferece atendimento telefônico personalizado com o nome da empresa ou da pessoa, o gerenciamento de correspondências e o uso do endereço comercial. Há, ainda, empresas de escritórios virtuais que disponibilizam uma estrutura completa para atender seus clientes, com salas de reuniões e até mesmo motoboy.

O Castelo Creative Space oferece também o serviço de Escritório Virtual, tanto para empresas de Campinas-SP quanto para de outras cidades.

Curiosidades sobre Coworking

Uma das primeiras tentativas de reunir diferentes tipos de pessoas para trabalhar em um mesmo local foi o grupo “Nine to Five” criado em 2003 pelo norte-americano Brad Neuberg.
 
Bernie De Koven  não é o criador do Coworking, apesar de ter o primeiro domínio relacionado ao tema registrado em seu nome. O que ocorre é que na década de 1980 ele criou o Coworking Institute e registrou o domínio coworking.com. A ideia do instituto era difundir técnicas de trabalho colaborativo com o uso da tecnologia. Isso não tinha nada a ver com o conceito que temos hoje de Coworking.
 
O primeiro espaço de Coworking, apesar de não levar esse nome, foi o  Spiral Muse, em São Francisco/EUA, e não o “Hat Factory”, como é dito em alguns lugares. Porém, Brad, o criador do “Hat Factory”, foi quem cunhou o termo Coworking para o modelo de trabalho em espaço colaborativo que conhecemos hoje.
 

Meetups de Tecnologia e Negócios

O Castelo Creative Space, o espaço de Coworking em Campinas-SP da Assertiva, recebe todos os meses dezenas de eventos de tecnologia e negócio, os chamados Meetups. Mas você sabe o que é um Meetup?
 
Um Meetup é uma reunião/encontro informal, organizado pela comunidade, na qual pessoas com um interesse comum se encontram para trocar conhecimentos, experiências e fazer networking. Nesses encontros, as pessoas falam sobre negócios, tecnologia, investimentos, criatividade, comunicação e muito mais.
 
Os Meetups realizados no Castelo são sobre temas tão variados quanto React Native, Processo Criativo, Valuation de Startups, Amazon AWS, etc.

Coworking em Campinas-SP – Castelo Creative Space

O Castelo Creative Space é um coworking que fica na cidade de Campinas-SP – uma das cidades mais dinâmicas e tecnológicas do Brasil – é um espaço de Coworking criado para reunir empresas, profissionais liberais, startups, freelancers e eventos de tecnologia. A ideia do espaço é fomentar o empreendedorismo em toda a Região Metropolitana de Campinas-SP – RMC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *