Como funciona um espaço de coworking

Atualmente, o mercado de trabalho exige muito mais dos profissionais do que um diploma de universidade. São cursos especializados em determinadas áreas, dominar diversas línguas, saber usar os programas de informática, lidar bem com o público. Além disso, o mercado tem requisitado que os profissionais sejam criativos e inovadores.

Ser o que o mercado espera não é uma tarefa fácil, mas muitos estão conseguindo se reinventar e conseguir boas oportunidades graças as novas formas de trabalhar que surgiram recentemente. O espaço de coworking está entre as opções para aqueles que desejam trabalhar em um ambiente diferenciado que incentiva a criatividade, o bom relacionamento e a troca de experiências.

Como funciona um espaço de Coworking?

O espaço de coworking foi criado para atender profissionais independentes, empreendedores, que buscam um lugar alternativo para desenvolverem suas atividades. Estes ambientes são planejados pensando no que os profissionais necessitam, e podem funcionar de maneiras diferentes. A maioria deles cria pacotes para que as pessoas que se interessam possam contratar, com acesso por dia, por semana, por mês, ou ainda, um contrato anual. Existem coworkings que disponibilizam espaço para que o profissional possa guardar seus itens, e ainda oferecem recursos e benefícios para que ele possa trabalhar.

A maioria desses ambientes possuem os equipamentos necessários ao trabalho, disponibilizando escritórios, cozinha, sala de reuniões, biblioteca e sala de espera. No entanto, nem todos os coworkings possuem escritórios separados (individuais). Em alguns casos, o ambiente é o mesmo para todo mundo, com mesas compridas dispostas pelo espaço.

Por isso, antes de aceitar o contrato, é sempre bom se informar sobre suas condições. Estes espaços são pensados para que o profissional leve para o escritório o mínimo, ou seja, seu computador ou laptop, por isso costumam ter tudo que a pessoa precisa para passar as horas de trabalho. Assim, eles possuem rede de wi-fi com boa conexão.

Quanto custa estar em um Coworking?

A taxa para fazer parte de um espaço de coworking varia conforme a cidade em que ele está localizado, bem como os serviços que ele disponibiliza e que você gostaria de utilizar. Alguns profissionais querem contratar o pacote que inclui telefone, outros não abrem mão de uma secretária compartilhada, existem aqueles que também precisam de um serviço de impressão. Todos esses recursos são taxados em alguns espaços de coworking, sendo que existem aqueles que criam pacotes para que os profissionais possam escolher qual o mais vantajoso e útil para si.

Além dos serviços disponibilizados e a vantagem de gastar menos do que ter um espaço próprio, através de lugares como estes o profissional poderá trocar experiências e ideias com outros profissionais, de áreas completamente diferentes da sua. Por isso, o coworking é mais do que dividir o mesmo espaço e as despesas.

O Castelo Creative Space, o espaço da Assertiva de Coworking em Campinas, tem planos para diveros tipos de necessidades e perfis. 

Ele é um ambiente de troca mútua, em que todos podem aprender, dividir e, até mesmo, fazer negócio. Também é um meio de conhecer pessoas e aumentar a sua rede de contatos, tanto profissional como também pessoal. Se você é um profissional autônomo ou um empreendedor, o coworking é uma boa opção para expandir seu negócio.

Os comentários estão encerrados.